Disponibilizar Wi-Fi em seu estabelecimento vai além de contar com um bom fornecedor de hotspot (equipamento responsável por prover a rede Wi-Fi) e de garantir um sinal de qualidade para seus clientes. Algumas precauções com a segurança dos usuários e do seu próprio negócio devem ser tomadas.

Por mais que o seu negócio não seja o responsável direto pelo que os clientes acessam na internet, é melhor se precaver tomando a responsabilidade para si pelo que eles não poderão acessar. Até porquê, mesmo que fornecer acesso gratuito à internet não seja a sua atividade-fim, ao disponibilizá-la a seus clientes, você se torna um prestador desse tipo de serviço. Isso é determinado pelo Marco Civil da Internet, que instituiu as diretrizes para a atuação privada e estatal para o uso da internet no país.

Por isso, a primeira iniciativa para se proteger ao ofertar Wi-Fi é o bloqueio de sites com conteúdo impróprio, como pornografia, por exemplo. É imprescindível ter este tipo de controle para evitar o acesso inadequado no local do seu estabelecimento e evitar constrangimentos, que podem despertar antipatia pela sua marca.

Em um primeiro momento, esta medida pode depender do segmento e perfil do cliente da empresa. Mas, se formos falar de um shopping, por exemplo, em que a circulação de pessoas é totalmente variada e abrange públicos de todas as idades, é mais seguro utilizar os filtros de bloqueio e evitar que crianças acessem sites não recomendados para menores.

No caso de redes corporativas, é comum que a política da empresa proíba o acesso a sites de relacionamento e redes sociais. Além de impedir que os colaboradores acessem assuntos não relacionados com as demandas de trabalho, também evita que baixem a produtividade ao conferir o celular a todo momento. Mais fácil do que contar com o bom senso das pessoas, que costuma se relativo, é evitar o problema com os recursos tecnológicos disponíveis.

Além dessas questões, também é importante chamar atenção para o fato de que criar filtros de bloqueio de sites não significa monitorar o que os usuários acessam. Inclusive, o monitoramento do conteúdo visto na internet de estabelecimentos comerciais é ilegal perante ao Marco Civil da Internet e à Constituição Federal.

Com o MOD WI-FI, que é o hotspot do MODBOX, é possível habilitar o bloqueio a sites específicos, filtrando automaticamente qualquer tipo de acesso indevido. Incluindo sites categorizados como entretenimento (Youtube, Netflix), redes sociais (Facebook) e comunicadores (WhatsApp). Ficou interessado? Vamos agendar uma conversa: [email protected]