Oferecer conteúdos em vídeo no seu estabelecimento comercial pode ser uma estratégia eficiente para gerar simpatia e uma forma inteligente de aproveitar o espaço físico e o tempo em que as pessoas circulam pelo local. Se valer de recursos tecnológicos para isso, como o Mod TV, é o primeiro passo.
Após escolhida a tecnologia, é preciso pensar na forma em que estes conteúdos em vídeo serão apresentados. Para que tenham o efeito desejado, precisam trazer informações relevantes, que poderão servir para entretenimento dos seus clientes ou para apresentar sua carteira de produtos ou serviços. Também é necessário que sejam elaborados de maneira criativa para atrair a atenção do seu público. Uma maneira de inovar neste sentido é utilizando recursos de storytelling para a elaboração das suas playlists, não deixe de ler este post sobre o assunto.
O terceiro passo para, de fato, começar a produzir seus conteúdos personalizados é contar com ferramentas intuitivas, de fácil manuseio e com resultados profissionais. Existem diversas plataformas, aplicativos e sites que podem te auxiliar. Confira algumas dicas:
Biteable: a ferramenta disponível de maneira online permite a criação de vídeos para diferentes objetivos. Disponibiliza uma biblioteca diversificada de materiais visuais e multimídia para enriquecer visualmente os conteúdos. Para informações mais didáticas e ilustrativas, também é possível criar infográficos animados.
Adobe Spark: é uma ótima alternativa para quem não tem conhecimentos avançados em design e ferramentas mais complexas para vídeo. Pode ser usado tanto no navegador de Internet quanto em dispositivos móveis, na forma de aplicativo. É possível criar vídeos, slideshows e animações simples.
Magisto: com o aplicativo para smartphones Android e iOS é possível criar vídeos personalizados de maneira automática. Basta selecionar imagens e vídeos e escolher um tema. O programa, a partir do seu algoritmo, irá destacar os trechos mais importantes baseado no tema selecionado.
Raw Shorts: de uso intuitivo, a ferramenta permite a criação de gráficos animados e infográficos, além de disponibilizar uma biblioteca de mídia que inclui até personagens em estilo whiteboard.
Power Point: para quem não tem nenhuma familiaridade e interesse em lidar com programas para vídeo, não tem desculpas para produzir os seus vídeos, pois até o Power Point pode ser uma boa ferramenta para este fim. Disponível para Windows, oferece um manuseio bastante intuitivo, basta salvar suas apresentações como vídeo ao final do processo.
Keynote: o equivalente ao Power Point é mais uma alternativa para quem utiliza Apple. Os recursos também são de fácil manuseio.