Imagine a seguinte situação: o empresário Marcelo possui um estabelecimento comercial com bastante circulação de pessoas ao longo do dia. Porém, ele vinha enfrentando dificuldades para reter clientes, definir as preferências do seu público para criar ações de marketing estratégicas e oferecer diferenciais em comparação aos concorrentes. Marcelo resolveu, então, fazer uma pesquisa na internet e encontrou o modbox, uma solução completa, que reúne diversos recursos em um único aparelho. Agora, o empresário oferece internet para seus clientes com a segurança necessária e cadastro de leads para ações futuras, disponibiliza uma programação exclusiva em televisores personalizados, para o entretenimento dos clientes e para que eles conheçam outros produtos da empresa. Além disso, consegue mapear o comportamento das pessoas dentro do estabelecimento, para direcionar melhor todo o planejamento de marketing.

A narrativa acima, nada mais é que a utilização de storytelling para apresentar a resolução da “dor” de um empresário com o auxílio do modbox. É uma técnica semelhante à utilizada para contar histórias em livros, filmes ou séries, por exemplo. E esta pequena história foi criada, de maneira simplificada, para servir como exemplo e mostrar que você também pode se valer desse formato para divulgar seus produtos e demonstrar como funcionam seus serviços na prática. É um estilo mais descontraído e atrativo para se comunicar com o seu público, que pode ser aplicado a diferentes formatos, como texto, áudio ou vídeo, inclusive na hora de criar playlists no Mod TV.

Veja algumas dicas fundamentais para utilizar os recursos de storytelling para criar conteúdos assertivos para os seus clientes:

Personagem – persona bem definida

Toda boa história conta com um personagem envolvente. Para criar o protagonista da narrativa que você irá contar, é interessante buscar inspiração na persona que representa o seu público-alvo, para gerar identificação com quem você quer atingir. Para que isso aconteça de maneira certeira, é necessário ir além de características como gênero, idade e área de atuação. O ideal é identificar também fatores culturais, gostos, estilo de vida e motivações.

Problemática – a “dor” do cliente

Uma trama, seja em livro, filme ou série, sempre gira em torno da resolução de um problema central. O personagem vai encontrar alguns obstáculos até que a história tenha um ponto de virada, com uma resolução encontrada, e chegue ao final. A ideia aqui é bastante semelhante, você deve apresentar as “dores” que fazem o seu cliente chegar até a sua empresa, desenvolvendo a trajetória do personagem a partir de situações que são comuns a seus possíveis clientes, que geralmente motivam a compra do seu produto ou serviço.

Final feliz – solução oferecida pela empresa

Depois que o personagem chegou ao ápice da problemática, é hora do ponto de virada para apresentar o desfecho da história. É aqui que, de fato, entra a sua empresa. É preciso demonstrar que a solução para o problema apresentado até então está no seu produto ou serviço. Deixe claro de que maneira sua empresa pode auxiliar, mostrando resultados positivos.

Se você já adquiriu o modbox, não deixe de utilizar estas dicas para criar playlists no Mod TV, os recursos de storytelling têm tudo a ver com a proposta da ferramenta e representam uma maneira inovadora de abordagem ao cliente.

Se você ainda não adquiriu, mas quer saber mais sobre como o modbox pode potencializar o marketing da sua empresa, entre em contato agora mesmo: [email protected]