Na última semana, a Fundação Raspberry Pi completou seis anos de atividades. A responsável pelo terceiro computador mais vendido no mundo é uma importante parceira do MODBOX, sendo a solução de hardware adotada para viabilizar a nossa plataforma. Em visita à China, há três anos atrás, nosso fundador e CEO, Renato Ribeiro conheceu de perto a iniciativa e não teve dúvidas de que seria a melhor solução para oferecer todas as possibilidades idealizadas para o MODBOX com a qualidade necessária. Além de ser uma parceira, a instituição desempenha um importante papel na educação e inclusão digital. Vale a pena conhecer esta história.

A Fundação Raspberry Pi é uma organização sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de ensinar informática e programação para crianças. Para isso, desenvolveu, na Inglaterra, o Raspberry Pi, um mini-microcomputador, de baixo custo e tamanho semelhante ao de um cartão e crédito, capaz de viabilizar projetos. O que o torna tão barato é sua arquitetura: possui portas de comunicação (GPIO, USB, Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth), processador, memória, saída de vídeo HDMI e uma interface leitora de cartão de memória. O princípio foi justamente desenvolvido para que crianças pudessem com facilidade testar seus projetos e recomeçar. Além de contar com um software que ensina programação à iniciantes.

A simplicidade, versatilidade e, claro, baixo custo formaram a fórmula imediata para o sucesso. Somado a isso, o fato de encontrar tudo que esteja relacionado ao Raspberry Pi no site da Fundação e a disponibilidade do código aberto, amplia ainda mais o interesse, ao passo que multiplica as possibilidades.

Os primeiros modelos, Raspberry A e Raspberry B, foram comercializados, respectivamente, por U$ 25 o modelo A e U$ 35. Atualmente, o mais recente modelo, Raspberry Pi Zero WH, tem 6,5 cm de largura por 3 cm de profundidade, vem com Wi-Fi embutido, Bluetooth e pinos GPIO e custa ainda menos do que os modelos anteriores: US$ 18.

Segundo os próprios fundadores, o grande propósito da inovadora marca vem se cumprindo nestes últimos seis anos: fornecer a todos, em todos os lugares, a oportunidade de ter um computador com funções gerais por um preço bastante acessível. Estão dando às pessoas e empresas o acesso a novas habilidades, possibilitando criar novos negócios e tirar ideias do papel. E, principalmente, estão possibilitando a inclusão digital com cada centavo de lucro obtido com os produtos, que é repassado para a Fundação Raspberry Pi. O MODBOX é prova do cumprimento dessa missão e estamos muito felizes em fazer parte contribuindo com esta história. Vida longo à Fundação Raspberry Pi.